Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Meus top15 mostra as 15 Maiores Obras Fantásticas da humanidade e da natureza

Se você gosta de conhecer cada vez mais a história da nossa civilização, veio ao lugar certo. Para este artigo, fizemos uma seleção de 10 obras fantásticas da humanidade e falaremos um pouquinho sobre cada uma delas. Caso pense em alguma obra do ser humano que não esteja na lista, não deixe de compartilhar com a gente!
Claramente, muitas das obras que escolhemos são bastante clichês, mas, na verdade, são clichês justamente pelo sucesso e atenção que obtiveram e, por isso, merecem seus lugares em nossa seleção.
O critério que utilizamos ao realizar uma lista de 10 obras fantásticas da humanidade foi o de escolher grandes construções – muitas que viraram verdadeiros monumentos – realizadas pelo homem. Vamos conferir?

1. Pirâmides do Egito

Construídas há mais de 2.500 anos, as Pirâmides do Egito despertam, ainda hoje, o interesse de diversos arqueólogos e historiadores. Sem dúvida, essas fantásticas obras são cercadas de mistérios.
Segundo estudiosos, a grande função das pirâmides era abrigar e proteger faraós, sacerdotes e todos os seus pertences, conservando-os para outra vida.

2. Machu Picchu

Machu Picchu, também conhecida como “a cidade perdida dos Incas”, possui uma beleza inigualável e muita história para contar. A cidade pré-colombiana, localizada no topo de uma montanha que fica a 2.400 metros de altitude, foi construída, sob as ordens de Pachacuti – 9º governante do Império Inca e primeiro imperador –, no século XV. Machu Picchu, apesar de possuir apenas 30% de sua construção original, é considerada um patrimônio mundial da UNESCO. Atualmente, é um dos pontos turísticos mais visitados do Peru.
Acredita-se que a grande função da cidade de Machu Picchu, além de supervisionar a economia de todas as regiões conquistadas, era refugiar o soberano Inca e seu braço direito durante a ocorrência de ataques.

3. Taj Mahal

Para quem não sabe, a construção do Taj Mahal reflete uma das maiores – senão a maior – declaração de amor. A história conta que o imperador Shah Jahan, apesar de possuir diversas esposas, elegeu sua preferida: Aryumand Banu Begam. Então, passou a chamá-la de Mumtaz Mahal (“eleita do palácio”).
Durante o parto de seu 14º filho, Aryumand faleceu. Desolado, o imperador ordenou que fosse construído um grande mausoléu para abrigar o corpo de seu grande amor. Durante 22 anos, milhares de trabalhadores se dedicaram à construção do Taj Mahal. Cerca de 5 anos antes de o enorme mausoléu ser finalizado, Shah Jahan faleceu e, após o término da construção, foi enterrado ao lado de sua amada.

4. Muralha da China

A famosa Muralha da China, também chamada de A Grande Muralha, foi construída com objetivos militares: tinha a função de impedir a entrada de tribos nômades que vinham da Manchúria e da Mongólia. Sua construção foi iniciada em 220 a.C., encerrada no século XVI e possui, aproximadamente, 7 mil km de extensão. Em 2007, como muitos sabem, a Muralha da China passou a ser considerada uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo e também é Patrimônio Mundial da UNESCO.

5. Grande Colisor de Hádrons

Átomo, a menor partícula da matéria, indivisível, etc. São essas as características que nos apresentam os átomos, correto? É o que nos afirma a ciência quando a pergunta é “do que as coisas são feitas?”. Mas será mesmo que o átomo é a partícula elementar da matéria? O Grande Colisor de Hádrons (LHC) foi criado com o propósito de colocar isso em prova. Conhecido como a maior máquina já inventada pelo homem, com 27 km de circunferência e mais de 12 mil toneladas, tem a função de acelerar prótons à velocidade da luz, com a promessa de revolucionar a ciência contemporânea com novas respostas e, claramente, novas dúvidas.

6. Mona Lisa

Mona Lisa (La Gioconda) é, sem dúvida, a obra de arte mais famosa e mais vista pela humanidade. O quadro, feito por Leonardo da Vinci, retrata uma mulher que possui uma expressão introspectiva e bastante misteriosa.
O que mais chama atenção nessa obra de da Vinci é o sorriso dúbio e o olhar bastante enigmático da mulher, que sempre acompanha quem o observa. Em uma de suas pesquisas, a Universidade de Amsterdã analisou o quadro através de um software responsável pelo reconhecimento de emoções. Segundo o programa, Mona Lisa possui uma mistura de felicidade (83%), angústia (9%), susto (6%) e chateação (2%).
Existem diversas teorias sobre quem foi, de fato, Mona Lisa. As mais comuns indicam que era a mulher de um comerciante de Florença, chamado de Francesco Giocondo; ou a Duquesa de Milão, Isabel de Aragão, para quem o artista trabalhou durante alguns anos. Entretanto, a teoria mais intrigante aborda o fato de Mona Lisa ser um autorretrato de Leonardo da Vinci.

7. Titanic

O transatlântico RMS Titanic, sem dúvida, foi uma obra fantástica que entrou para a história da humanidade e jamais será esquecida. Em 1912, quando foi lançado, era o maior navio transportador de passageiros do mundo. Infelizmente, como todos sabem, sua viagem inaugural resultou em um desastroso naufrágio.
O famoso Titanic, “concebido para ser inafundável” (como dizia um folheto publicitário da época), levava 2.240 passageiros quando colidiu com um iceberg. A grande tragédia resultou na morte de mais de 1.500 pessoas e sua construção, que contava com as mais avançadas tecnologias da época, foi, literalmente, por água abaixo.

8. Burj Khalifa

Para quem desconhece, o edifício Burj Khalifa – localizado em Dubai – é o maior prédio do mundo. Acredite ou não, ele possui 828 m de altura e 163 andares. Com isso, é possível visualizar seu arranha-céu a uma distância de até 95 km.
A construção desse edifício foi realizada com concreto e aço e seu exterior conta com mais de 25 mil painéis de vidro. O Burj Khalifa possui apartamentos luxuosos, deques, parque, fontes, lagos e até mesmo um hotel Armani. Tudo isso, obviamente, demorou cerca de 6 anos para ser construído.

9. Ponte de Donghai

Responsável por ligar o novo porto da cidade de Xangai às ilhas Yangshan, a Ponte de Donghai é uma das mais longas do mundo, possuindo mais de 30 km de extensão, sendo 24,6 km sobre as águas. Para o futuro, devido ao apogeu previsto para 2020, existe o plano do aumento sucessivo da mesma.

10. Coliseu

O Coliseu foi uma das maiores e mais importantes construções do império romano. Tendo sido construído sob as ordens do imperador Vespasiano, a construção tinha mais de 180 metros de altura e cerca de 540 metros de perímetro. Sua fundação foi projetada com a mais recente e avançada engenharia.
Essa verdadeira obra dispunha de câmaras e acessos estratégicos que permitiam aos gladiadores realizarem diversos truques de entretenimento ao público. Um dos mais famosos acontecimentos foi a realização de uma batalha naval com câmaras de água que inundavam a arena permitindo que embarcações navegassem como em alto mar.
                                          

Viaduto de pedra Landwasser – Suiça

O Viaduto Landwasser é o único viaduto ferroviário em pedra de seis arcos em curva. Ela atravessa o Rio Landwasser, entre Schmitten e Filisur, no cantão de Graubünden, Suíça. Desenhado por Alexander Acatos, foi construído entre 1901 e 1902 por Müller & Zeerleder para a Ferroviária Rhaetian, e permanece ativo até hoje.
                               11

Registrado como Património Mundial listada na ferrovia Albula , tem 65 metros de altura, 136 metros de comprimento, e uma das saídas de suas rampas em linha reta sai no Túnel Landwasser. Tem seis arcos com 20 metros de largura, apoiada em cinco pilares altos em uma curva da ferrovia.
                               12

O pilar sudeste do viaduto está localizado em um penhasco alto, e nesse ponto, leva diretamente para os 216 metros de comprimento do túnel Landwasser.
                               13

Para os passageiros de trens que se aproximam do viaduto de Tiefencastel e Alvaneu na estrada de ferro Albula, o viaduto se torna visível a partir de uma grande distância. Ao cruzar o viaduto em curva, os passageiros podem observar a frente do trem entrando no túnel Landwasser.





Hotel Burj Al Arab – Dubai

O Burj Al Arab (Torre das Arábias) é um luxuoso hotel edificado em Dubai, Emirados Árabes Unidos. Com 321 metros foi a mais alta estrutura exclusivamente usada como hotel. No entanto, a Rose Tower, também em Dubai, já superou a altura do Burj Al Arab, e tirou este título após a sua abertura, em abril de 2008.
                               14

O Burj Al Arab foi construído sobre uma ilha artificial de 280 metros, fora da praia de Jumeirah, e está conectada com a ilha principal por uma ponte curvada particular. É uma estrutura ícone, desenvolvida para simbolizar a transformação urbana em Dubai, e para imitar a vela de um barco.


A construção do Burj Al Arab teve início em 1994 e levou dois anos para ser concluído. Duas colunas partindo do chão até o topo originaram um "V" formando um imenso "mastro", enquanto que o espaço entre elas foi erguido os andares. A construção do hotel custou $ 650 milhões.


Suas acomodações mais simples possuem aproximadamente 52 m², contendo jacuzzi e sala de estar. Possui suites de dois andares com escadas de mármore, além de duas suítes reais localizadas no 25º andar, com cinema e elevador privativos. O hotel é decorado em ouro dentro e fora dos quartos, além do átrio de entrada.

Museu Kunsthaus – Graz

O Kunsthaus Graz ou Graz Art Museum foi construído como parte da Capital Europeia da Cultura, em 2003 e desde então se tornou um marco arquitetônico da cidade de Graz, Áustria.
                               15

Sua forma incomum difere radicalmente dos contextos de museus tradicionais. A equipe de arquitetos usaram uma linguagem inovadora estilística, conhecida como arquitetura blob dentro do ambiente histórico da Murvorstadt.


O edifício gigantesco é carinhosamente chamado de "Alien Friendly" por seus criadores. A Fachada do museu representa uma fusão singular de arquitetura, que parece uma pele de vidro acrílico do lado leste do prédio, em direção ao Rio Mur e centro da cidade, representando uma tela de tamanho grande urbano, que serve como um instrumento para produções artísticas.


Sua finalidade exclusiva é a de apresentar e obter produções de arte contemporânea. Kunsthaus Graz implementa um conceito inovador, que oferece várias possibilidades em suas galerias de cumprir as altas exigências de curadoria de exposições contemporâneas. Gostou? então comente...

2 comentários:

Anônimo disse...

Belissimas construções. Seria muito bom poder visitá-las.

Unknown disse...

concordo amigo, quem sabe um dia teremos essa oportunidade