Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

15 INFORMAÇÕES E CURIOSIDADES SOBRE A TAILÂNDIA



15 INFORMAÇÕES E CURIOSIDADES SOBRE A TAILÂNDIA

1- Em tradução livre, thai significa “sorriso”, “feliz”. Land vem do inglês e quer dizer “terra”. Thailand seria, portanto, “terra dos sorrisos” ou “terra feliz”. Os próprios tailandeses chamam seu país de “Terra dos Sorrisos”  Tailândia sempre foi conhecida pelos europeus como Sião. Aliás, Sião era o antigo nome do país. Siamês é o mesmo que tailandês.

2- A Tailândia é uma Monarquia Constitucional parlamentarista. O rei chama-se Bhumibol Adulyadej.

3- O país é dividido em 75 províncias (o equivalente a estados), cujos governadores são escolhidos pelo Ministro do Interior. A única exceção é Bangkok, onde o governador é eleito através do voto.

4- A capital tailandesa é Bangkoc (ou Bangcoc), cidade com aproximadamente 8 milhões de habitantes.

5- A bandeira tailandesa (imagem acima) é chamada de Tairanga que, no idioma local, significa tricolor. O vermelho representa o sangue derramado pelo país, o branco faz menção à pureza de seu povo e o azul, a monarquia.

6- A antiga bandeira da Tailândia continha uma imagem de um elefante, animal símbolo do país. Por sinal, o elefante é um mamífero muito comum no Sudeste Asiático.

7- De clima tropical, a Tailândia é um país quente e que recebe muita chuva na época das monções.

8- A costa tailandesa foi uma das mais atingidas pelo tsunami de 2004. Entre turistas e habitantes locais, calcula-se que tenham morrido mais de 8.000 pessoas.

9- A Tailândia é o único país do Sudeste Asiático que nunca foi colonizado por europeus.

10-O governo tailandês criou em 2006 um indíce destinado a medir o grau de felicidade do povo. O novo índice é baseado em fatores como esperança de vida, satisfação trabalhista, relação familiar, segurança, sáude, liberdade de expressão e igualdade entre os sexos.

11- O budismo é praticado por 85% da população tailandesa. Há também minorias islâmicas e cristã, o esporte nacional da Tailândia é o muay thai, mais conhecido como boxe tailandês.

12- A cozinha tailandesa tornou-se famosa pela peculiar (ao menos para nós) mistura de sabores. Os tailandeses costumam misturar o salgado (como molho de peixe), o doce (açucar, por exemplo), o amargo (vinagre e tamarindo) e o apimentado no mesmo prato.

13-Tocar a cabeça de alguém é considerado falta de educação na Tailândia.
O termo “gêmeos siameses” originou-se dos gêmeos xifópagos (gêmeos unidos por uma parte do corpo como abdômen ou braços) Chang e Eng, nascidos no Sião em 1811 e que, durante muito tempo, trabalharam como artistas de circo nos Estados Unidos. 

14- Originário do Sudeste asiático, o gato siamês foi, durante muito tempo, o animal preferido da família real tailandesa. 

15- A peça de teatro e o filme O Rei e Eu foram baseados na história de Anna Leonowens, uma inglesa que viajou ao Sião para ser preceptora e professora dos filhos do rei.

Nenhum comentário: