Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

MAIS DE 15 BOAS CURIOSIDADES SOBRE OS RÉPTEIS



1- Os primeiros répteis surgiram no Período Carbonífero, há cerca de 340 milhões de anos. Detalhe: eles evoluíram dos anfíbios.
Existem quatro grupos de répteis: Testudinata (tartarugas), Squamata (serpentes e lagartos), Rhynchocephalia (tuatara) e Crocodilia (crocodilos e jacarés).

2- Os mamíferos e as aves evoluíram a partír dos répteis, os répteis são animais de sangue frio. Eles dependem do calor para sobreviver.

3- Nos locais de clima temperado, os animais de sangue frio costumam, em sua maioria, hibernar durante o inverno.

4- Na maioria dos répteis, o crescimento dos ossos não para de crescer na idade adulta. Em outras palavras, eles continuam crescendo mesmo na maturidade. A maioria das espécies de répteis põe ovos (são oviparos).

5- Ao contrário dos moluscos, cujas espécies ultrapassam a casa dos 125.000, e dos insetos, que chegam a mais de um milhão, existem apenas 6.000 espécies de répteis.

6- Existem mais de 3.000 espécies de lagartos no mundo. Exemplos de lagartos: camaleões, laxartixas, iguanas…

7- O maior lagarto do mundo é o dragão-de-Komodo. Endêmico da ilha de Komodo, na Indonésia, eles chegam a atingir 3 m de comprimento e a pesar mais de 70 Kg.

8- O maior réptil do mundo é o crododilo de estuários ou crocodilo de águas salgadas. Em geral, eles medem 5 m, mas há casos de indivíduos com até 8 m de comprimento. São encontrados na Austrália e no sul da Índia.

9- Qual a diferença entre as serpentes e os demais répteis? Em primeiro lugar, as serpentes tem corpos mais alongados. Em segundo, elas não possuem pernas. Terceiro: os órgãos são alongados. E, por último, possuem um extraordinário número de vértebras.

10- Por falar em vértebras, você sabia que algumas serpentes tem até 500 vértebras? Só para efeito de comparação, um crocodilo tem apenas 60. São três os grupos de serpentes: primitivas (pítons e boas), cobras-cegas e serpentes evoluídas (najas, víboras e serpentes marinhas).

12- A pele das serpentes não cresce na mesma proporção do corpo e, por isso, elas são obrigadas a mudar de pele à medida que vão crescendo. Os filhotes podem trocar de pele sete vezes no primeiro ano de vida, o esôfago, estômago, fígado e pulmão das serpentes são normalmente alongados. Só para se ter uma idéia, o esôfago ocupa quase um terço do corpo do animal.

13- As serpentes não possuem ouvidos e são surdas. Mas elas percebem as vibrações através de ossos do crânio ligados ao maxilar inferior,as serpentes matam de 30.000 a 40.000 pessoas por anos em todo o mundo. É assustador, mas é sempre bom lembrar que apenas um décimo delas são letais para os seres humanos.

14- A serpente brasileira mais venenosa é a coral-verdadeira. O curioso é que a maior responsável pelos óbitos em seres humanos no país são as jararacas,  crodocilos existem há mais de 200 milhões de anos. Eles foram contemporâneos dos dinossauros. Aliás…Você sabia que os crocodilos são, ao lado da aves, os parentes mais próximos dos dinossauros?

15- Um dos maiores répteis da África é o crocodilo-do-Nilo, com até 6 m de comprimento. Acredite se quiser, mas um crocodilo-do-Nilo pode chegar aos 80 anos de idade Os dentes do crocodilo não servem para mastigar, apenas para cortar a presa.

16- A potência da mordida do crocodilo-do-Nilo pode chegar a 2 toneladas por centímetro quadro. Aliás, os crocodilo-do-Nilo são, assim como os leões, caçadores de grandes mamíferos.

17- Uma curiosidade que não podia passar batida: o crocodilo dificilmente desenvolve infecções. Seu sangue possui um antibiótico natural que faz com que os ferimentos cicatrizem rápido, e sem a presença de bactérias.

18- Existe canibalismo entre crocodilos. Animais maiores podem atacar e se alimentar dos menores.

19-As tartarugas existem há mais tempo do que se imagina. O mais antigo fóssil de tartaruga já encontrado remonta ao tempo dos dinossauros. Sua idade foi estimada em 215 milhões de anos.

20- Tartarugas são animais de vida longa. Elas vivem, em média, 100 anos.
A maior tartaruga do mundo é a tartaruga-de-couro. Um único indivíduo pode pesar mais de 700 K.

Nenhum comentário: