Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Fantástico - Mais 15 Curiosidades da China



  • O morcego é um símbolo de felicidade, já que seu nome, FU, é homófono do termo FU que significa riqueza.

  • Cinco morcegos juntos são o máximo, representando: longevidade, saúde, fortuna, amor à virtude e morte natural.

  • De tempos em tempos, as autoridades chinesas anunciam uma nova campanha contra o crime, com execuções sumárias. Desde o início de abril de 2001, num período de dez dias, mais de 120 acusados de assassinato, estupro, roubo, corrupção, narcotráfico, formação de quadrilha e até crimes menores, como falsificação de documentos e emissão de cheques sem fundos, foram condenados à morte e a maioria executada no dia seguinte.

  • Em maio de 2001, 30.000 pessoas lotaram um estádio da importante província sulina Guangdong para acompanhar a execução de 28 condenados. Cada um recebeu um tiro na nuca e, como é praxe, a bala usada foi cobrada dos familiares do morto. Esse tipo de operação é uma tradição chinesa.

  • A primeira grande campanha para eliminar fisicamente os criminosos foi desencadeada em 1983 e resultou na morte de 10.000 pessoas.

  • Em junho de 1996, os tribunais fizeram um mutirão para comemorar o dia internacional de luta contra drogas, condenando à morte 800 traficantes.

  • O alvo preferencial da campanha de 2001 é o crime organizado, negócio lucrativo de extorsão, roubo de cargas e contrabando que acompanha o crescimento acelerado da economia e ganha espaço nos centros urbanos.
    De acordo com dados oficiais, a criminalidade aumentou 50% nos últimos meses.

  • A China sozinha, executa mais condenados que a soma dos 63 países que adotam a pena de morte.

  • Entre 1990 e 1999 foram cumpridas 18.194 sentenças, o que dá uma média de cinco por dia.

  • Um quarto dos crimes previstos no Código Penal é punido com a morte, incluindo delitos menores como envenenar gado ou difundir pornografia.

  • A profusão de execuções decorre, em parte, das peculiaridades da justiça chinesa. Nos julgamentos, os princípios fundamentais do direito moderno são solenemente ignorados e não há tempo para formalidades jurídicas como argumentação de defesa ou coleta de provas.

  • O advogado do réu é apontado dias antes do julgamento e seu trabalho, após o veredicto, limita-se a um pedido formal de clemência, raramente aceito.

  • Como qualquer pessoa pode ficar presa até 3 meses sem acusação formal, o Judiciário Chinês pode prender parentes de um foragido, para que este seja forçado a se entregar.

2 comentários:

Anônimo disse...

Kkkk, os bichos são nogentos mesmo, eu não teria coragem de comê-los.

Abraços e sucesso!

Unknown disse...

Salve salve, TOP15!
Estava visitando alguns blogs e achei o conteúdo de vocês bastante interessante, e posso ver que, como nós, vocês estão em crescimento... Que tal colocar som no seu blog? Criamos uma rádio pra web recentemente e estamos fazendo essa parceria pra gerar mais exposição pra nós, e em troca oferecer esse recurso, sem custo, pra outras páginas. Atualmente, além da página da própria rádio ( www.radiovibecarioca.com.br ), já colocamos os players em 4 outros sites dos mais variados gêneros: um site de psicologia, dois sites de DJs e um blog de curiosidades da internet. O código é bem pequeno e fácil de ser adicionado no blogspot ou wordpress. Dá uma olhada no fin da nossa página que você vai ver como o player é tranquilo.
E aí, topa fazermos essa parceria?
Aguardo seu contato! Pode escrever lá na página ou responder por e-mail: radiovibecarioca@gmail.com